13 de set. de 2012

Expedição e Aventura no "Poço de Terra"

Expedition and Adventure Land in the Well
Expedición y Aventura en el PozoTierra 


Para quem não conhece, está localizada no Estado do Rio de Janeiro, bem próximo com a divisa de Minas Gerais um local importantíssimo para a manutenção da fauna e flora, que nos desperta curiosidade há anos. Sabíamos do potencial ecológico do local e não estávamos errados. Essa localidade fica dentro de uma propriedade particular e é raramente frequentada por seres humanos. Às vezes alguns peões da propriedade tem que passar por lá em busca de algum dos seus bois de invernada. Este rincão no sudeste, depois de voltar lá após 06 anos continua a mesma coisa. Sendo assim, decidimos preservar a sua localização exata pra não criar um enxame de bisbilhoteiros que não querem o bem do meio ambiente. Fizemos nossa parte e estamos felizes com isso. Nesta “Terra” no meio do nada, serve de abrigo para alguns dos maiores remanescentes faunísticos da região sul fluminense, que há séculos foi destruída para dar lugar a pecuária e ao café. Os aproximados trinta mil hectares de propriedade particular, formam um mosaico de zona econômica com a pecuária, matas secundárias e este pequeno paraíso de mata não muito atlântica com menos de dois hectares, por já ter sido explorada no passado. Sendo assim, existem grandes lacunas do conhecimento científico por se desvendar. Além disso, esta  sofre fortes pressões por estar situada em uma das fronteiras de desenvolvimento agropecuário.

Aspéctos do local
 
Para conhecer a biodiversidade desta região, o PUB fez uma expedição observatória ao local. O trajeto foi feito parcialmente a cavalo e outro a pé. O objetivo da expedição era realizar uma caminhada ecológica simples para obter dados iniciais desta região pouco conhecida, proporcionando um conhecimento básico que poderá ser incorporado às nossas pesquisas em algum lugar do futuro.

A equipe de trilha resumiu-se em apenas três pessoas, sendo dois biólogos e um mateiro da fazenda, este que nos deixou com um pouco de trabalho pelo caminho. Tivemos que procurar uma vaca que caiu de um barranco e que poderia estar muito machucada. Enfim, a encontramos com os nossos queridos Cathartes burroviannus e Coragyps atratus se banqueteando em seu fétido churrasco. Triste para a vaca e feliz para os urubus. Chegando ao tão esperado local, podemos observar um número considerável de animais: invertebrados aquáticos, insetos terrestres, aracnídeos, peixes, répteis, aves e até mamíferos.

O famoso Poço de Terra
 
Segundo o idealizador desta expedição, Cadu Amorim,  este pequeno “Poço de Terra", assim denominado, tem água e pode abrigar uma grande quantidade de espécies raras ou migratórias quem sabe até endêmicas, já que tinham muitos invertebrados, para o Estado. Esperávamos encontrar  novidades, como novos registros de ocorrência e mesmo espécies novas em nossas observações pelo Brasil, fato.

O caminho da roça...sem mais!
 
Nesse sentido, os dados sobre a fauna que foram obtidos na expedição nos causaram surpresa, onde conseguimos identificar como os mais significativos: a capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), a raposa (Cerdocyon thous), a Jaritataca (Conepatus semistriatus), o Tapiti (Sylvilagus brasiliensis), o Preá (Cavia sp), o Teiú (Tupinambis teguixim) e a cobra (Crotalus sp). Em relação às aves, destacamos uma quantidade de aves que são “recém-invasoras” como o Tucano (Ramphastos toco) e a Gralha (Cyanocorax cristatellus). Porém os que mais nos impressionaram foi quando identificamos duas espécies muito incomuns para a região que é a Curicaca (Theristicus caudatus) e a imponente presença de um Tuiuiú (Jabiru mycteria), este bastante raro no Estado.

Jabiru mycteria

Hydrochoerus hydrochaeris
 
Seria importante para a área uma consolidação do plano de pesquisa nos moldes científicos. Queremos gerar dados básicos sobre sistemática, ecologia e biogeografia de organismos. Fim da nossa empreitada lá pelas tantas da noite. A volta, uma aventura a parte.






Fonte: Google / ICMBio / Polícia Militar Ambiental do Rio de Janeiro
Agradecimentos: Seo Geraldo / A vaca e a direção da Fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário