26 de ago. de 2012

Birdwatching no Sana-RJ

Birdwatching in Sana-RJ
Observación de aves en Sana-RJ
 
Chegamos no Distrito de Macaé-RJ conhecido como Sana, por volta das 6h 30 tendo como primeiro objetivo achar um local para pouso. Ver o Urubu rei por esta região era minha sina. A minha compania, minha mulher,  nem acreditou que estávamos por lá. Arrumamos as coisas e saímos para uma caminhada leve de reconhecimento. Um susto repentino, não deu outra, lá estava uma ave  me fazendo confundir um rei, o Geranoaetus albicaudatus. A localidade é conhecida pelo seu lado místico e acabamos nos sentindo batizados por esta majestosa ave. Sana situa-se na região conhecida como Macaé de cima, já que a sede administrativa deste município é litorânea, conhecida como a capital do Petroleo. Sana é cortada pelo rio de mesmo nome e por uma única estrada que liga a baixada de Casemiro de Abreu acima. Cercando a localidade, a região é toda dominada por florestas atlanticas de rara beleza, remanescentes da primitiva floresta em vários estágios de regeneração. Em alguns pontos dos morros ainda é possível encontrar remanescentes da mata original. O aproveitamento economico da região é feita predominantemente no vale onde fica o vilarejo com o turismo. A altitude no lugar oscila entre 500-1400m. A região possui clima ameno devendo a média anual oscilar entre 20-30 graus no verão e 8-20 graus no inverno. Quanto às chuvas, trata-se de região de clima humido, que para chegar ao local na época de chuvas fica um pouco complicado. Mas funciona bem um sistema de transporte público que sobe diariamente a população local. Conhecemos essa região desde 2001 e é apenas a segunda vez que apareço por aqui. As mudanças são minimas e sua preservação é bem efetiva, tanto pelos moradores quanto pela Secretaria de Meio Ambiente que possui um núcleo lá. A cobertura vegetal hoje é maior nas trilhas que sobem para as cachoeiras e a pedra Peito do Pombo. Isso influência na predominância de algumas espécies registradas, como a borralhara (Mackenziaena severa), e a saira sete cores (Tangara seledon) que convivem com pardais  (Passer domesticus) e sanhaçus (Thraupis sayaca) que hoje se adaptam bem ao ambiente urbano.

Vilarejo placa informativa
 
Pode-se dizer que o distrito do Sana é dividido em três regiões distintas: Barra do Sana (no encontro do rio Sana com o rio Macaé); Arraial do Sana, onde se encontra a maior parte da população e Cabeceira do Sana (onde nasce o rio Sana, que corta todo o distrito, recebendo em seu curso uma dezena de pequenos e médios afluentes como o Rio Peito de Pombo onde situam-se as Cachoeiras: Sete Quedas, Mãe, Pai e o Escorrega; o Rio Andorinhas, na Cabeceira do Sana, onde se encontra a belíssima Cachoeira das Andorinhas; o Rio São Bento, cheio de lindas piscinas naturias e cachoeiras escondidas; o Córrego da Boa Sorte com sua singela queda d'água de mesmo nome; o Córrego da Glória; e outras nascentes).
 
Trecho de trilhas sinalizadas
 
Na Trilha que começamos a partir do centro do vilarejo na pracinha principal já abrimos com chave de ouro, ao observar um Eupetomena tentando afugentar um caburezinho (Glaucidium brasilianum). Seguindo reto, quando vier a primeira a esquerda, começa a caminhar por uma rua de chão chega na Guarita de entrada para a Trilha, depois seguimos em linha reta beirando as margens dos Rios, aproximadamente depois que caminhar 2 km. Neste trajeto, de interessante, observamos vários indivíduos de Tiê de topete (Lanio melanops) caçando formigas de correição, que aos montes tomavam toda a trilha. Após passar por uma cancela, em um trecho já mais aberto e desmatado observamos espécies maiores como o Coragyps atratus.
 
Aspécto geral do Sana
 
Fim do dia chegando e retornamos para o nosso ponto de apoio, com muitas coisas por anotar...descansar e já pensar em retornar.

 

Algumas das Aves Observadas:

 

Penelope superciliaris

Butorides striata

Cathartes aura

Coragyps atratus

Geranoaetus albicaudatus

Cariama cristata

Diopsittaca nobilis

Pionus maximiliani

Glaucidium brasilianum

Trogon rufus

Ramphastos dicolorus

Mackenziaena severa

Synallaxis spixi

Knipolegus lophotes

Myiodynastes maculatus

Pipra rubrocapilla

Lanio melanops

Tangara seledon

Emberizoides herbicola

Passer domesticus

 

 

 

Fonte: CBRO / SEMA / Google / Portal do Sana

Nenhum comentário:

Postar um comentário