26 de ago. de 2012

Avifauna dos irmãos ultramarinos

Birds of the brothers overseas
Avifauna de los hermanos en el extranjero
 
Angola é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a nordeste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Angola foi uma antiga colónia de Portugal, com o início da presença portuguesa no século XV, e permaneceu como colónia portuguesa até à independência em 1975. O primeiro europeu a chegar a Angola foi o explorador português Diogo Cão. A capital e a maior cidade de Angola é Luanda. Por falar em Angola, analisando o desenho de sua costa se pode ver perfeitamente que nós, no Rio de Janeiro, um dia já fomos Angola.

Aspécto geral da selva Angolana
 
Localização de Angola no Mundo
 
São cerca de 900 as espécies de aves conhecidas em Angola que é uma das mais ricas regiões do mundo em espécies de aves, o que se deve a variedade ambiental deste país. Para as espécies de Urubus, podemos citar que angola possui 06 espécies, onde o Abutre de cabeça branca (Trigonoceps occiptallis) consta como vulnerável na lista Worldwide Avibase, 2011.

Gyps africanus
 
Foi em 1866 que Anchieta se fixou em Benguela, contratado pelo Governo Português, e enviou a primeira remessa de aves para o prof. José Vicente Barbosa du Bocage. Atualmente, o Museu Bocage, em Lisboa, exibe 4.386 exemplares de 460 espécies, 46 das quais novas para a ciência.

António Augusto da Rosa Pinto, em Ornitologia de Angola, refere o Rabo de Junco de Rabadilha Vermelha, (Colius Castanotus), em umbundo Osipipi, como uma das espécies mais comuns em Angola. Muito semelhante ao Rabo de Junco de Peito Barrado, distingue-se por uma mancha acanelada no dorso e plumagem geral mais escura. Além disso, não tem o estriado no peito e toda esta região, incluindo a garganta, é acinzentada, com o abdómen de um fulvo mais pálido que a espécie Colius striatus (Rabo de Junco de Peito Barrado).

O siripipi existe somente em Angola, na metade ocidental, ao sul do Zaire, até ao paralelo de Moçâmedes.
 
Gypohierax angolensis
 
Angola é um dos países mais interessantes e menos visitados para a prática do birdwatching na África. Amontoados em suas fronteiras generosas é uma multiplicidade de habitats: desertos do sudoeste; savanas áridas do sul, montanhas no oeste, com florestas associadas Afromontane e pastagens; floresta de várzea tropical no norte e Cabinda; sub-floresta montanhosa ao longo escarpa, e vastas áreas de florestas de folhosas Miombo.
Angola tem uma lista de aves de mais de 920 espécies, mas houve pouca atividade ornitológica  cerca de trinta anos. Infelizmente, uma guerra de longa duração e de instabilidade política têm impactado negativamente habitat, bem como oportunidades limitantes para visitar birders.
 
Trigonoceps occipitalis
 

Listagem dos urubus Angolanos:

 

Abutre-das-palmeiras
Palm-nut Vulture
Abultre-da-capuz
Hooded Vulture
Abutre do Egipto
Egyptian Vulture
Grifo do cabo
White-backed Vulture
Abutre-real
Lappet-faced Vulture
Abutre-de-cabeça-branca
White-headed Vulture

 

 

 

fonte: avibase / african bird club / wiki aves / Wikipedia / Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário