20 de nov. de 2012

Passarinhando no Nordeste de São Paulo

Birding in northeastern São Paulo
Passarinhando en el noreste de São Paulo


A cidade de Franca o Imperador é uma cidade média no alto da serra no nordeste do Estado de São Paulo, que foi povoada por bandeirantes e já foi território mineiro.  A cada dia mais turistas e moradores buscam um maior contato com a natureza. Trata-se de uma região com várias cachoeiras e opções de trilhas além do aspecto de cidadezinha do interior. Diferente do que possa parecer a cidade constituída por uma comunidade pacata e muito hospitaleira onde a violência praticamente inexiste. Porém desta vez acabamo-nos deparando com usuários de drogas, mais especificamente o crac, dentro de uma unidade da Prefeitura (Jardim Zoobotanico) onde acabaram por nos “expulsar” de nossa passarinhada no local. Triste fim. Mas não perdemos o pique...rumamos para outras áreas verdes da cidade. Com muitas aves na conta, contabilizamos desta vez 86 espécies. Tudo isso em meio à ilhas de matas. Essas praças são frequentadas por um grande número de espécies de aves entre as quais se visualizam com relativa facilidade o Gavião de cauda branca, o Soldadinho, a gralha do campo, coleiros, pássaros pretos, tucanos e tantas outras.
A cidade da Franca
 
Nessa viagem saímos um pouco mais tarde, por volta das 9h e chegamos ao destino pouco depois de dez minutos. Começamos percorrendo lugares bem conhecidos como o Jardim Zoobotanico, o Parque Fernando Costa, a Praça da Saudade, o Jardim Amazonas e o Ginásio Pedrocão. Tudo isso com  pouco menos de 20km rodados dentro da cidade. Ruas asfaltadas e em bom estado dão característica única a cidade, parece que estamos na Europa. Nesta passarinhada viajei acompanhado de um dos meus filhos, o de 3 anos e minha irmã.
Trilha no Jardim Zoobotanico
 
Às 9h30 saímos em direção ao Jardim Zoobotanico  e no caminho fiz algumas fotos. Neste local que tivemos a infelicidade de sermos banidos por usuários de drogas e não quisemos pagar pra ver. Felizmente saímos e decidimos ir para o próximo ponto...para tentar ver as Maracanãs no Recreio campo Belo. Não chegamos a ficar muito tempo pois não era um dia bom para as aves talvez. Descemos a cidade e paramos na praça em frente ao cemitério da cidade, onde costumávamos ir com o pessoal do IEFRA.
Falco sparverius
 
Xolmis cinereus
 
Coragyps atratus
 
A tarde, umas 12h30 paramos pra almoçar. Nos dirigimos ao mesmo local de sempre. No fim da tarde fomos para um trecho bem arborizado, com muita opção para os amantes do esporte ao ar livre e tudo bem conservado pela Prefeitura, o Ginásio Pedrocão. Lá também ocorrem os jogos do Franca Basquete, uma paixão da cidade. É difícil ver quem goste de futebol por aqui. Em diversos lugares vemos tabelas ao invés de traves.
Trilha no Ginásio Pedrocão
 
A dois metros de mim, um Primavera caçava insetos. Nos galhos baixos ao lado um casal de Canários da terra se cortejavam. Fechamos o dia com chave de ouro... observamos um cortejo sensacional entre dois urubus de cabeça preta...lindooos!!!
Furnarius rufus
 
Já no caminho de volta, registrei o gavião de rabo branco, o tucano e um casal de arara Canindé (que vivem livres nesta cidade), além de várias outras espécies que não consegui registrar...pois o filho era puro grude de cansaço com o pai.
 
 
 
 
 
 
Fonte: Google / CBRO / IEFRA
Agradecimentos: Cadu Amorim / Policia Militar do Estado de São Paulo
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário