20 de set. de 2012

Safari na Sapiranga: Praia do Forte

Safari in Sapiranga: Praia do Forte
Safari en Sapiranga: Praia do Forte
 
 
Desta vez o PUB resolveu cair na terra onde os nossos antepassados aportaram pela primeira vez, a Bahia. Mais precisamente no litoral norte no Município de Mata de São João. Lá tem uma área que compreende cerca de 500 hectares de Mata Atlântica em fase regenerativa, restingas e coqueirais, a Reserva Sapiranga. Possui grandiosa mata litorânea, fauna exuberante além de cachoeiras e trilhas. Com uma infraestrutura apropriada para receber visitantes. Dispõe também um espaço voltado para reabilitação de animais silvestres, o Projeto Arara Azul de Lear, o Baleia Jubarte e o Projeto Tamar acabam sendo inseridos a este mosaico verde. A Reserva possui trilhas sinalizadas com placas para facilitar o percurso feito a pé ou de bicicleta e com placas. As trilhas têm capacidade para receber, aproximadamente, 40 pessoas por dia, e a cada caminhada as surpresas são muitas. Ao entrar na mata logo de cara, em plena luz do dia, pude observar um exemplar de cachorro do mato (Cerdocyon thous). Também foi possível observar o Surucuá de barriga vermelha (Trogon curucui) e a iguana (Iguana iguana). Dos queridos urubus foi possivel observar o Coragyps atratus e os Cathartes auraC. burrovianus. Porém a cena mais importante que pude presenciar foi da praia da sapiranga, uma femea com seu filhote de baleia jubarte (Megaptera novaengliae), sensacional.
 
Restinga na Sapiranga
 
Placa informativa da reserva
 
Para andar por lá é recomendável que quem entre na mata use roupas confortáveis, tênis ou botas, o que é difícil próximo a uma das praias mais belas do Brasil, caso não saia das trilhas dá pra ir de chinelos pela areia. Repelente contra insetos é altamente recomendável, além de protetor solar. A Reserva Ecológica Sapiranga se caracteriza como uma das principais áreas verdes do norte baiano. Localizada a 2 km do vilarejo de Praia do Forte, a reserva possui guias especializados e um sistema regular de transporte. Um lugar bem legal de se visitar é o Castelo Garcia D'Ávila que é considerado a única construção medieval do Brasil, construido em 1551 pelos portugueses.
 
Castelo Garcia D'Ávila
 
Megaptera novaengliae
 
Cathartes aura (Foto: Roberto Harrop)
 
Praia do Forte tem mais de 12 km de praias, com várias piscinas naturais formadas por recifes ao longo da costa com belas piscinas naturais de aguas cristalinas. Uma das principais atrações é a sede do Projeto Tamar, e quem tiver autorização pode até participar de uma “tartarugada” e ver as femeas de tartarugas desovando.

Caretta caretta (Foto: Tamar)

 A vila tem origem rustica. Encontramos basicamente nativos locais e muitos turistas. Inclusive, existem biólogos pertencentes algumas pousadas que oferecem os diversos serviços ambientais, incluindo o Whalewatching e o Birdwatching, vale a pena conhecer.
 
Piscinas naturais
 
Praia do Forte (Foto: Google)
 
Sede do Projeto Tamar na Bahia (Foto: Tamar)
 
 
 
 
 
 


 
 
Fonte: Prefeitura de Mata de São João / Projeto Tamar / Fundação Garcia D'ávila / Wikipedia
Agradecimentos: Roberto Harrop / Flickr
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário