10 de ago. de 2012

Inventário de Aves em Propriedade Particular RJ / MG

Inventory of Personal Property in Poultry RJ / MG
Inventario de Bienes Muebles en aves de corral RJ / MG

Em primeira mão, acaba de ser divulgado o resultado de um inventário realizado pelo Projeto Urubus do Brasil (PUB) sobre a avifauna do interior fluminense e do entorno da divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro nas fazendas Barbosa Gonçalves-RJ e Santo Antônio-MG. Número preliminar aponta a presença de 260 espécies de aves para a região. No inventário, o número de Cathartideos foi de 04 espécies e mais de dez para os rapineiros, entre elas o Gavião belo (Busarellus nigricollis) e a Águia cinzenta (Harpyhaliaetus coronatus).

Aspécto geral das Propriedades


Fundação em data indefinida a fazenda tem ocupação conhecida desde 1904, com uma área estimada em 20 hectares, voltada para a proidução leiteira, já foi pátio de trens e produtora de queijo. O lado mineiro adquirido pelos proprietários em 2005 soma mais 60 hectares a este mosaico. A sua área abriga uma pequena mata ciliar, mata atlântica de encosta e cachoeira exuberante. Abriga em seu interior uma biodiversidade considerada de fauna para a região, onde já foi observado o Veado catingueiro (Mazama gouazoubira), a Jaritataca (Conepatus semistriatus) e a Jaguatirica (Leopardus pardalis). Também é um ótimo lugar para observação de aves nos dois Estados. O conhecimento das espécies de aves em áreas degradadas tem o objetivo de contribuir para o plano de manejo e uma possível criação da Unidade de Conservação já proposta aos proprietários anteriormente.

Tucanuçú (Ramphastos toco) no local

Os proprietários Seo Juca (in memorian) e Thiago Freitas

Segundo Cadu Amorim, biólogo e membro do PUB, que participou dos estudos desde o ano 2001, o levantamento pode ser visto como fonte de informação para compreender a riqueza da região, o grau de endemismo regional e detectar a presença de espécies raras no local, como a única observação feita da Jacutinga do Sudeste (Pipile jacutinga) em 2003. Outros estudos estão em pauta para o lugar e que em breve serão aqui publicados, afirma.

Pesquisa em campo

Presença marcante do Urubu-rei (Sarcoramphus papa)



Fonte: PUB / ICMBio / Familia Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário