11 de jul. de 2012

A Procura dos Urubus no litoral Fluminense


A search of the coast Fluminense Vultures
Una búsqueda de los Buitres costa Fluminense

Desde o início de Julho de 2012 o PUB realiza sistematicamente saídas de praia ao longo do litoral da Restinga da Massambaba que compreende os Municípios de Arraial do Cabo, Saquarema e Araruama, a fim de tentar monitorar e identificar informações sobre a ocorrência de Urubus rei (Sarcoramphus papa), devido ter aparecido este ano um exemplar morto na região. Este dado gerou grande preocupação por parte dos técnicos do PUB, que passaram a interessar-se em descobrir as causas e comprovar a existência da espécie no litoral norte do Rio de Janeiro. A partir disso, remontar um mosaico de ocorrência da espécie na região sudeste.

Athene cunicularia, por Anna Maria

Seguindo procedimentos e métodos científicos de amostragem, a equipe percorre trajetos previamente estabelecidos, onde realiza a observação direta (ocorrência, efetiva) e indireta através de vestígios para detectar e identificar as espécies de urubus na região. Foram identificados (contando com o único espécime achado de Urubu rei), três espécies de Cathartideos, sendo eles: Urubu de cabeça preta (Coragyps atratus), Urubu de cabeça vermelha (Cathartes aura) e o Urubu rei (Sarcoramphus papa). Como não se pode deixar de notar, foram registrados a presença de algumas aves de rapina, Gavião Carijó (Rupornis magnirostris), Gavião Carrapateiro (Milvago chimachima), Carcará (Caracara plancus), Acauã (Herpetotheres cachinnans), Gavião caboclo (Heterospizias meridionalis), Quiriquiri (Falco sparverius), Gavião de rabo branco (Buteo albicaudatus), Gavião tesoura (Elanoides forficatus) e a coruja (Athene cunicularia). Acredita-se que possam haver mais espécies diurnas como noturnas ainda não identificadas.

Praia de Pernambuca
  
Praia Grande

A APA de Massambaba, com 76.306km², sendo 26km de praia, numa longa faixa de restinga, entre o mar e a lagoa de Araruama. Esta engloba as Reservas Ecológicas de Jacarepiá (Saquarema) e de Massambaba (Arraial do Cabo). Lá existem restingas (arbustiva e arbórea), lagoas costeiras (cerca de 20), manguezais e dunas. A fauna e flora da região apresentam uma riqueza inestimável, caracterizadas por plantas endêmicas e raras, enquanto as lagoas e brejos atuam como importantes locais de pouso, alimentação, reprodução, pernoite e descanso para aves migratórias provenientes do hemisfério norte.

Em relação ao Urubu rei, não foram observados ainda outros indivíduos na região. Não se espera muito, pois há possibilidade de que este indivíduo encontrado seja de origem duvidosa.

Coragyps atratus

Platalea ajaja



Fonte: 3rstudio / PUB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário