Expedición PUB en Argentina
Em 2012 o Projeto Urubus do Brasil foi voar em novos ares. A busca pelo Condor (Vultur gryphus) fez com que o PUB desembarcasse em EL Calafate, a capital Argentina dos glaciares. Cidade conhecida por ser o portal para o Antártico, lá possui uma natureza sem igual. Podem se observar aves, mamíferos e répteis com uma simples caminhada pelos campos e montanhas que formam um mosaico de céu, mar e neve.
Vultur gryphus
Localizado no sudoeste Argentino, o destino é uma das experiências turísticas mais selvagens em solos patagônicos. Não só pela paisagem recortada por montanhas nevadas e fauna rica como Guanacos, Emas, Pumas, lobos e os Condores.
O habitat do condor inclui áreas com elevado grau de conservação, com disponibilidade de alimentos e suprimento abundante de presas. Como áreas naturais com estas características são cada vez mais raras devido à fragmentação, destruição e alteração do ambiente, provocadas pelo homem, os urubus e condores têm cada vez menos espaço para sobreviver. Por estes motivos sua área de ocorrência já está bastante reduzida, sendo considerado regionalmente extinto em alguns países sulamericanos de sua escaça ocorrencia. No Brasil houve registros antigos na região centro oeste e sul. Também são conhecidos fosseis no sudeste brasileiro datado em LagoaSanta,MinasGerais.
Durante a expedição foram observados cinco exemplares de condores em vôo e um no alto de uma colina. Com a característica de entrar e sair da toca, nos fez crer que poderia tratar-se de um ninho e com filhote. Como o local era de difícil acesso não foi possível a confirmação desta constatação. Dos exemplares em vôo, dois eram adultos e três eram juvenis (como pode ser visto na foto abaixo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário